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Qual a importância do digital para pequenas empresas?
Pode-se dizer que todos foram afetados, de alguma forma, durante a pandemia. Algumas pessoas foram afetadas de forma trágica, outras venceram, e outras ainda estão lutando. No âmbito dos negócios, infelizmente, não foi diferente. Assim como as pessoas menos abastadas, as empresas menores e com menor capital em caixa foram as mais prejudicadas. Os motivos desse impacto, além da própria pandemia, são diversos. Não adianta enumerá-los, mas vale a pena lembrar que um dos maiores erros dessas pequenas empresas é a resistência em trazer o seu negócio para o digital. Alguns empreendedores acham que é um processo caro e complexo e não conseguem enxergar o retorno. Aqui já podemos dizer que é um ponto de vista equivocado por dois motivos:

• 1° A mensuração dos resultados de qualquer estratégia digital é muito mais assertiva do que qualquer outro tipo de ação. Inúmeras são as formas de quantificar os resultados;

• 2° Praticamente todas as empresas que trabalham com desenvolvimento de estratégias de negócios na internet possuem diversas formas de facilitar o pagamento do processo. Por isso veremos alguns pontos:

• No início da pandemia, 43% das pequenas e médias empresas do Brasil passaram a atender via redes sociais, de forma bem amadora. Aproximadamente, 13% dessas empresas buscaram ajuda especializada para gerenciar as suas redes sociais.

• De março de 2020 para março de 202, houve uma migração maciça de empresas de pequeno e médio porte para o ambiente digital. Empresas que nunca tinham cogitado utilizar a internet como canal de negócios passaram a negociar exclusivamente por ela. Isso é animador, mas, ao mesmo tempo triste. Triste pelo fato que essas empresas não se prepararam para este processo e que, provavelmente estão cometendo vários erros.

Vamos começar pelo site:

• Imagine que você tem vendedores/atendentes incansáveis. Eles trabalham 7 dias por semana, 24h por dia e não param nem para beber água ou irem ao banheiro. Atendem absolutamente todos os clientes que chegam até a sua empresa, oferecendo o melhor atendimento possível com informações claras e persuasivas. Parece um pouco assustador, né? O direito trabalhista já olha torto… (risos). Mas esse funcionário incansável se chama “site próprio”. Ele está pronto para atender a qualquer momento e com baixíssima manutenção, baixo custo e alta performance.

Nas redes sociais:

• Uma das formas mais rápidas e fáceis de colocar qualquer negócio na internet são as redes sociais. Você pode começar até sozinho (a) e sem pagar nada para utilizar. As redes sociais são ótimas para informar e criar relacionamento com o seu público/persona e ainda podem servir como canal de vendas.

Se você está no início do seu negócio e tem pouco recurso disponível, você pode começar a divulgação da sua marca sozinho (a). Antes de começar, busque alguns conhecimentos básicos na internet sobre como gerenciar as redes sociais da sua empresa. Isso vai ajudar você a criar melhores conteúdos, enquanto não contrata uma empresa para isso. Se você busca bons resultados, a profissionalização das redes sociais da sua empresa é uma necessidade irrefutável..

É como eu sempre digo: “As redes sociais devem fazer parte da sua estratégia, mas não podem ser a sua única estratégia”. Muitas marcas comentem o erro de focar todas as suas energias e recursos apenas nas redes sociais, mas o que acontece se essas plataformas decidirem por alterar a sua política de utilização e essa política for de encontro ao seu negócio? Creio que seria um impacto e tanto no dia a dia da sua empresa.

Ainda falando de redes sociais, uma das grandes vantagens delas é a possibilidade de networking e parcerias com baixo custo e agilidade. Vale muito a pena fazer parcerias com pessoas influentes do seu segmento. Aqui vale chamar atenção, para o que seria uma pessoa influente ao seu segmento. Exemplo: digamos que você é dono de uma empresa de cursos preparatórios, quem seria a pessoa indicada para passar credibilidade ao seu negócio? Não… Não é a digital influencer que faz as melhores makes da sua cidade. A pessoa mais indicada, neste caso, seria um (a) reitor (a) de uma faculdade, por exemplo. Seria o mais alto grau de credibilidade neste segmento. Indiscutivelmente, a parceria com a (o) digital influencer traria um grande volume de pessoas e possivelmente algumas conversões, mas nem sempre volume é indicativo de resultado. Muitas vezes serve apenas para inflar o ego.

Aproveitando a (o) digital influencer na história, imagine que você tem uma loja de roupas, e que também vende itens de maquiagem. Quem seria a pessoa mais influente para o seu segmento? Viu que agora faz sentido a parceria com a (o) digital influencer?

Cada caso precisa ser analisado individualmente e ter clareza do objetivo de cada estratégia, e espero que você tenha entendido o quanto é importante para a sua marca estar na internet e que agora você já esteja considerando essa possibilidade. Mas, saiba que estamos prontos para conversar com você sobre as suas ideias, dúvidas, objetivos, enfim.

Vamos marcar uma conversa? Entre em contato conosco através do nosso formulário clicando aqui ou então pode falar no Whatsapp.

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