Qual a importância do digital para pequenas empresas?
• 1° A mensuração dos resultados de qualquer estratégia digital é muito mais assertiva do que qualquer outro tipo de ação. Inúmeras são as formas de quantificar os resultados;
• 2° Praticamente todas as empresas que trabalham com desenvolvimento de estratégias de negócios na internet possuem diversas formas de facilitar o pagamento do processo. Por isso veremos alguns pontos:
• De março de 2020 para março de 202, houve uma migração maciça de empresas de pequeno e médio porte para o ambiente digital. Empresas que nunca tinham cogitado utilizar a internet como canal de negócios passaram a negociar exclusivamente por ela. Isso é animador, mas, ao mesmo tempo triste. Triste pelo fato que essas empresas não se prepararam para este processo e que, provavelmente estão cometendo vários erros.
Vamos começar pelo site:
• Imagine que você tem vendedores/atendentes incansáveis. Eles trabalham 7 dias por semana, 24h por dia e não param nem para beber água ou irem ao banheiro. Atendem absolutamente todos os clientes que chegam até a sua empresa, oferecendo o melhor atendimento possível com informações claras e persuasivas. Parece um pouco assustador, né? O direito trabalhista já olha torto… (risos). Mas esse funcionário incansável se chama “site próprio”. Ele está pronto para atender a qualquer momento e com baixíssima manutenção, baixo custo e alta performance.
Nas redes sociais:
• Uma das formas mais rápidas e fáceis de colocar qualquer negócio na internet são as redes sociais. Você pode começar até sozinho (a) e sem pagar nada para utilizar. As redes sociais são ótimas para informar e criar relacionamento com o seu público/persona e ainda podem servir como canal de vendas.
Se você está no início do seu negócio e tem pouco recurso disponível, você pode começar a divulgação da sua marca sozinho (a). Antes de começar, busque alguns conhecimentos básicos na internet sobre como gerenciar as redes sociais da sua empresa. Isso vai ajudar você a criar melhores conteúdos, enquanto não contrata uma empresa para isso. Se você busca bons resultados, a profissionalização das redes sociais da sua empresa é uma necessidade irrefutável..
É como eu sempre digo: “As redes sociais devem fazer parte da sua estratégia, mas não podem ser a sua única estratégia”. Muitas marcas comentem o erro de focar todas as suas energias e recursos apenas nas redes sociais, mas o que acontece se essas plataformas decidirem por alterar a sua política de utilização e essa política for de encontro ao seu negócio? Creio que seria um impacto e tanto no dia a dia da sua empresa.
Ainda falando de redes sociais, uma das grandes vantagens delas é a possibilidade de networking e parcerias com baixo custo e agilidade. Vale muito a pena fazer parcerias com pessoas influentes do seu segmento. Aqui vale chamar atenção, para o que seria uma pessoa influente ao seu segmento. Exemplo: digamos que você é dono de uma empresa de cursos preparatórios, quem seria a pessoa indicada para passar credibilidade ao seu negócio? Não… Não é a digital influencer que faz as melhores makes da sua cidade. A pessoa mais indicada, neste caso, seria um (a) reitor (a) de uma faculdade, por exemplo. Seria o mais alto grau de credibilidade neste segmento. Indiscutivelmente, a parceria com a (o) digital influencer traria um grande volume de pessoas e possivelmente algumas conversões, mas nem sempre volume é indicativo de resultado. Muitas vezes serve apenas para inflar o ego.
Aproveitando a (o) digital influencer na história, imagine que você tem uma loja de roupas, e que também vende itens de maquiagem. Quem seria a pessoa mais influente para o seu segmento? Viu que agora faz sentido a parceria com a (o) digital influencer?
Cada caso precisa ser analisado individualmente e ter clareza do objetivo de cada estratégia, e espero que você tenha entendido o quanto é importante para a sua marca estar na internet e que agora você já esteja considerando essa possibilidade. Mas, saiba que estamos prontos para conversar com você sobre as suas ideias, dúvidas, objetivos, enfim.
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