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Se você vive no mundo da internet, com certeza já teve acesso a algo o novo filme live- action da Barbie, que estreia nesta quinta, dia 20 de julho. 

Este filme não está sendo apenas um evento aguardado por fãs da inesquecível boneca, mas mostra um incrível conjunto de marketing. Reunimos aqui algumas “jogadas” deste filme e marca, que você pode (e deve) aplicar ao seu negócio. 

UMA IDENTIDADE VISUAL BEM DEFINIDA FAZ (TODA) DIFERENÇA 

Você não precisa ser consumidora da marca para reconhecer que um tom específico de rosa representa a Barbie – e isso mostra o quanto cores, formas e tipografia ajudam na lembrança de qualquer marca. 

Quem não viu a imagem do outdoor do filme que foi extremamente compartilhado e que contém apenas o tom de rosa especifico e a data do filme? 

Os motivos dos compartilhamentos na real não sabemos, sejam pela expectativa que o filme vem gerando ou pela simplicidade em que foi executado, mas o que sabemos é que não precisa-se utilizar muitos elementos quando se tem uma identidade visual bem definida e também quando se tem uma comunidade forte, que reconhece e se utiliza dos símbolos e cores da marca. 

DESPERTE EMOÇÕES NA SUA COMUNIDADE 

Outro ponto trabalhado pelo marketing da Barbie foi a nostalgia. A nostalgia é um sentimento que vem gerando bons frutos desde o início da pandemia, com diversas alusões a itens utilizados pela Geração Z. 

Com esta produção não foi diferente, o sentimento de nostalgia vem sendo explorado em todos os detalhes, o que deixa a imersão do filme ainda mais forte. 

A IA vem sendo utilizada neste momento, ao criar Barbies de diversas idades, tamanhos, etnias, estilos, profissões e o mesmo vale para o Ken. Ou seja, se nos filmes antigos, nem todos conseguiam se ver na personagem, agora, isso mudou. 

Na prática, é trazer  de volta designs, músicas, personagens, slogans, entre outros produtos e serviços que eram populares no passado para criar uma sensação de familiaridade e conforto para as pessoas.

CONHEÇA O SEU PÚBLICO E TENHA UMA COMUNIDADE APAIXONADA 

O aspecto único e atemporal que o filme vem sendo abordado não deve ser negligenciado, uma vez que é importante ressaltar que os produtos oficiais e não oficiais são voltados para os adultos, atendendo ao público-alvo do filme. 

Mais uma vez o sentimento de nostalgia toma conta, uma vez que realizado o estudo do público-alvo do filme, em que não seriam as crianças, mas aqueles adultos que cresceram assistindo a boneca nos anos 90 e 2000. 

Incluir as últimas tendências como IA, a moda e discursos de empoderamento feminino, foi tudo perfeitamente direcionado para atingir o público específico do filme e “reviver” uma comunidade apaixonada pela marca.

FAÇA PARCERIAS 

Estamos acompanhando até a estreia do filme resenhas de influencers e marcas e, principalmente, o consumo dos usuários em geral, qual o melhor combo de cinema, por exemplo. Afinal, não basta assistir ao filme e ponto: é necessário garantir a experiência completa. Uma pipoca rosa, guloseimas e uma bebida dentro de um copo exclusivo. 

Notamos assim que a marca Barbie voltou à tona não só apenas no filme, mas também com diversas parcerias com marcas de roupa, carros, aplicativos que aproveitaram o “hype” do filme para se manter em audiência. 

Portanto, é importante observar as tendências para assim, propor uma parceria/produto que faça sentido para o seu público-alvo. 

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